Como é o saneamento básico de Goiânia em números?


Atualmente, Goiânia se destaca nacionalmente pela qualidade de seu saneamento básico, apresentando índices superiores à média brasileira.? A cidade atende 98,41% da população com água tratada, superando a média estadual de 89,01% e a nacional de 84,24%, segundo dados do Instituto Trata Brasil. Goiânia lidera entre as capitais brasileiras com o menor índice de perdas na distribuição de água, registrando 17,27%

Em relação ao esgotamento sanitário, 98,04% dos habitantes são atendidos com coleta de esgoto, enquanto a média estadual é de 63% e a nacional de 55,5%.? Infelizmente a eficiência do tratamento de esgoto ainda é baixo, e a quantidade de esgoto clandestino que chegam até os cursos d´água aliado a falta de fiscalização não permitem que as águas tenham qualidade suficiente para usos mais nobres.  A cidade ainda possui bairros não cobertos pela rede de esgoto e esses locais utilizam fossas sépticas para armazenamento do esgoto.

Entre 2018 e 2022, a Saneago, empresa de economia mista responsável pela gestão de água e esgoto do município, investiu aproximadamente R$ 834 milhões nos sistemas de saneamento da capital. Esses esforços colocaram Goiânia na 19ª posição no Ranking do Saneamento 2024 do Instituto Trata Brasil, sendo a terceira entre as capitais brasileiras.?

Em relação à coleta de resíduos domiciliares, a cidade atende cerca de 98,04% da população, com 3,83% dos resíduos coletados sendo reciclados. No entanto, apenas 38,2% da população é atendida com drenagem de águas pluviais, o que leva a problemas relacionados à enchentes e degradação dos cursos d´agua da capital.

Em resumo, Goiânia apresenta avanços significativos no saneamento básico, destacando-se em abastecimento de água e esgotamento sanitário. Contudo, ainda existem desafios, especialmente na expansão da drenagem urbana e na redução das perdas de água.a

Outras Notícias

Procurando a melhor solução em gestão de cobranças para o seu negócio?