Você conhece os principais cursos d´água que cortam Aparecida de Goiânia?


A maior parte das cidades brasileiras teve sua origem às margens de cursos d'água, justamente para viabilizar a existência das cidades. Água para beber, plantar, se higienizar, matar a sede dos rebanhos e tantos outros usos. Com Aparecida de Goiânia não foi diferente, a cidade é bem servida de recursos hídricos que em partes, satisfazem as necessidades hídricas de sua população.

É importante observar que Aparecida de Goiânia faz parte da região metropolitana de Goiânia, e muitos de seus recursos hídricos estão interligados com os da capital, Goiânia, e de outros municípios da região metropolitana.

A cidade possui 2 rios, o Dourados e o Meia Ponte, infelizmente esse último já chega na cidade com as águas bem comprometidas pelo lançamento de esgotos. Aparecida também tem 2 ribeirões, Santo Antônio e Lages, inclusive esse último é responsável por cerca de 18% do abastecimento de água da cidade. Dentro os principais córregos destacamos o Tamanduá e o Almeida. Todos com algum tipo de degradação.

Infelizmente o crescimento desordenado do município e a ausência de planejamento e políticas específicas para a proteção dos mananciais tem levado a sua degradação completa. Citando o caso do ribeirão Santo Antônio, no ano de 2016 uma de suas principais nascentes, na Serra das Areias, secou completamente no período de estiagem, algo que não acontecia. Sem contar algumas de suas nascentes que se extinguiram para sempre devido a criação de bairros em suas áreas de recarga.

A questão do esgotamento sanitário é algo que ainda tem muito impacto nos cursos d'água de Aparecida de Goiânia. Por mais que exista a rede de esgoto no município e também muitas residências e comércios fazem uso das fossas sépticas, é comum se ver o descarte de esgoto nos cursos d'água, sem contar quando o tratamento do esgoto levado até as estações de tratamento é ineficiente, o que provoca impactos visíveis nas águas, como por exemplo no ribeirão Santo Antônio ou rio Meia Ponte.

Por isso, é muito importante que a população esteja atenta, observando quando um curso d'água apresentar aparência ou odores ruins, e caso positivo chamar os órgãos de fiscalização, limpar sempre sua fossa, em caso de ainda possuir e evitar de jogar esgoto in natura no solo ou nos cursos d'água.
 

Precisando de uma empresa que trabalha com serviços de Limpa Fossa em Aparecida de Goiânia? Fale com a Martins Limpa fossa e desentupidora!

 

#aparecida #aparecidadegoiania #esgoto #fossa #saneamento

Outras Notícias

Procurando a melhor solução em gestão de cobranças para o seu negócio?