As fossas sépticas são conhecidas como solução individual para tratamento de esgoto sanitário. Elas são amplamente utilizadas no Brasil, mas só funcionam se corretamente operadas e projetadas. Inclusive elas precisam ser limpas periodicamente, pois, quando cheias de sólidos (lodos), se transformam em simples caixas de passagem, ocasionando mau cheiro e poluição ambiental.
Infelizmente no Brasil, ainda é muito comum a utilização das chamadas fossas negras, em virtude de sua facilidade de construção e baixo custo. As fossas negras são meros buracos no chão que não possuem impermeabilização, o que ocasiona a contaminação do solo e lençol freático, levando a população próxima, principalmente que faz uso de cisternas, a adoecer constantemente devido ao uso de água contaminada.
Mas qual seria o destino do lodo retirado das fossas? No caso dos consumidores atendidos pela Martins Desentupidora, o destino são as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), que fazem o tratamento mais avançado dos resíduos antes de dar a sua destinação para um curso d'água, evitando assim a contaminação de nossas fontes hídricas.
Por isso, sempre construa fossas sépticas, com projeto (disponiveis gratuitamente na internet, inclusive alguns de baixo custo), e chame periodicamente uma empresa limpa fossa para realizar o serviço, e que, além de oferecer qualidade e bom atendimento, seja amiga da natureza. Nossos recursos hídricos agradecem.