Você sabe qual a diferença entre fossa negra e fossa séptica?


Infelizmente a falta de coleta e tratamento de esgoto nas cidades brasileiras ainda é uma realidade inegável. A falta da rede de esgotos torna necessária a utilização de fossas para armazenar e de certa forma tratar o esgoto até que o excesso seja retirado por caminhões limpa fossa. As fossas, sejam elas de qual tipo for, necessitam de uma constante manutenção e é sempre bom contar com boas empresas e seus profissionais para executar um excelente serviço, para evitar maiores transtornos. Dentre os tipos mais comuns nós temos as fossas sépticas e as fossas negras. Você sabe a diferença entre elas? Sabe qual é a mais adequada para evitar maiores problema à natureza e a saúde humana? Então conheça abaixo sobre os dois tipos.


Fossa séptica

É um tipo de fossa que é construída de cimento ou de alvenaria e contém uma cavidade que comporta o esgoto, tudo isso para que ele seja consumido por bactérias. Uma das funções da fossa séptica é separar os elementos sólidos dos líquidos que estejam contidos dentro do esgoto. Normalmente possui 3 câmaras em sua formação: A câmara de digestão,  usada pelas bactérias para digerir os resíduos do esgoto, a câmara de decantação, para onde os resíduos suspensos presentes são despejados em outro recipiente, geralmente o sumidouro, e a câmara de espuma que é exatamente o local que recebe tudo aquilo que não foi decantado e que posteriormente será removido por um caminhão limpa fossa.

Fossa negra

Trata-se do modelo mais tradicional e simples para construção de fossas. Por ser feito de forma muito improvisada, é também a fossa que mais traz riscos aos locais onde são construídas. É cavada diretamente no terreno e, por não possuir revestimento, os resíduos que entram na fossa tem contato direto com o solo e com isso eles se infiltram com facilidade na terra, contaminando o lençol freático e todo o ambiente ao redor. Geralmente são fossas construídas por pessoas de baixa renda e que muitas vezes cavam poços ou cisternas para beber água numa distância não apropriada, causando problemas de saúde como diarréias, verminoses e outros males. Outro problema provocado pela falta de revestimento é o da segurança de moradores da área. Solos instáveis podem ceder e partes de residências ou mesmo pessoas podem cair dentro do buraco. Por fim, o cuidado com esse tipo de fossa deve ser feito com maior frequência, sendo necessário ser esvaziada periodicamente.
 

Que tal uma empresa que oferece um excelente serviço, com ótimos profissionais a um preço justo? Se pensou Martins Desentupidora, pensou certo! Ligue agora mesmo e se surpreenda. Nossos telefones para contato são:   (62) 4101 - 3095 e o  Whatsapp/celular  (62) 98429 - 2403

Outras Notícias

Procurando a melhor solução em gestão de cobranças para o seu negócio?